Planejamento estratégico: por que fazer?
Ao se pensar em iniciar um empreendimento, vontade expressa por muitas pessoas, se pensa: será que daria certo?, será que terei condições de investir?, qual seria a melhor maneira de agir? Dessa maneira, para iniciar esse projeto é importante definir qual o planejamento estratégico empresarial, e ter clareza do futuro almejado, a Dellacont contribui com esse processo, desenvolvendo visões que propiciem a mudança (gerando compromissos com tais visões), propondo planos de ações para a concretização dessas visões (quem guia, como guia, o que necessita e onde as intervenções deverão acontecer), implementando as mudanças necessárias, assessorando e reforçando as ações do planejamento estratégico e finalmente, diagnosticando a situação atual, para posterior avaliação dos resultados alcançados.
O plano de negócios tem a função de conduzir os passos de uma empresa, garantindo que eles sejam cumpridos, em busca do sucesso da organização. Planejamento é a parte mais importante de um projeto, pois é quando se define tudo que será necessário para realizar o projeto, para isso é necessário estudar tudo o que é preciso para o desenvolvimento do mesmo para que a finalização seja correta e dentro do planejado.
Empresas com propósito são empresas autênticas e causam grande impacto no mundo.
A importância da estratégica
A estratégia assume papel importante para o crescimento e desenvolvimento de qualquer nicho, representando um diferencial competitivo, traduzindo-se na formulação clara de seu planejamento estratégico, baseado nos cenários projetados e nos objetivos traçados pela direção, planejamento estratégico é de suma importância para as organizações. A partir do planejamento estratégico é que o empreendedor tem as definições de objetivos, metas e valores.
Passo a passo do planejamento estratégicos
Seguir alguns passos para a construção do planejamento estratégico é fundamental para a construção de um planejamento bem a estrutura e consistente. Abaixo 4 etapas para a construção do seu planejamento.
Passo 1: Propósito
A continuidade da sua empresa está ligada em ter uma empresa com propósito. Empresas com propósito são empresas autênticas e causam grande impacto no mundo. Importante ter mapeados as seguintes perguntas:
- Porque a empresa existe?
- Onde ela quer chegar?
- Quais problemas a empresa soluciona?
O propósito da empresa define seu posicionamento, a cultura da empresa e as relações da empresa.
Passo 2: Oportunidades e Ameaças
A análise do cenário em que a empresa está inserida também é um passo muito importante para a elaboração de um bom planejamento, ter mapeado as oportunidades da empresa, cenário em que a empresa tem vantagem competividade pode alavancar seu crescimento e conhecer suas ameaças internas e externas pode contribuir para que a empresa não caia em uma armadilha que comprometa seu planejamento. Uma ferramenta muito utilizada para mapear os cenários internos e externos é a analise SWOT.
Passo 3: Estabelecer uma visão a longo prazo
O planejamento não deve ser confundido com ações que realizamos para resolver um problema pontual, por isso ao se definir o plano estratégico da empresa é importante traçar uma visão de longo prazo que defina onde a empresa deseja estar daqui a 5 anos.
Começamos com um planejamento anual, que deverá ter revisão semestral ou bimestral. Definir as ações que serão realizadas durante o ano para atingir a visão de longo prazo. Existem várias ferramentas para construção do planejamento, uma ferramenta muito utilizada é o BSC (Balanced Scorecard), decompõe a estratégia de uma maneira lógica, baseando-se em relações de causa e efeito, vetores de desempenho e relação com fatores financeiros.
É decomposto em objetivos, indicadores, metas e iniciativas, nas quatro dimensões de negócio:
- Financeira;
- Clientes;
- Processos internos;
- Aprendizado e crescimento.
Passo 4: Execução e acompanhamento
Agora é a hora da ação, colocar em prática as metas traçadas. Uma ferramenta que contribui com essa etapa é a metodologia 5W2H, também conhecida como plano de ação. A estrutura desse método é a seguinte:
- O que (What) deve ser feito?
- Por que (Why) deve ser implementado?
- Quem (Who) é o responsável pela ação?
- Onde (Where) deve ser executado?
- Quando (When) deve ser implementado?
- Como (How) deve ser conduzido?
- Quanto (How much) vai custar a implementação?
O acompanhamento do planejamento deverá ser através de indicadores de desempenho, que traduz a situação atual de cada projeto. A revisão poderá ser bimestral ou semestral.
São os empresários e administradores das empresas que vão medir e avaliar o desempenho das estratégias elaboradas e realizadas.
Feedback e aprendizado: proporcionam à empresa a capacidade de aprendizado estratégico, que consiste em reunir feedback, testar as hipóteses em que se baseou a estratégia e efetuar os ajustes necessários.
Planejar rumo ao sucesso
Assim, podemos concluir que o planejamento estratégico tem uma relação direta com futuro de sua organização. Garantir que sua empresa tenha sempre os melhores resultados é o propósito da Dellacont. Entre em contato e iremos te auxiliar com o seu planejamento estratégico de sucesso.